Nenhuma gestação é igual a outra

October 22, 2018

Uma coisa é fato durante a gestação, em algum momento a comparação entre gestações aparece, seja vindo da própria mulher que gesta ou por pessoas ao redor desta mulher.

Eu tenho um segredo para contar a vocês:

nenhuma gestação é igual a outra.  


Você pode ter acompanhado muitas gestações profissionalmente (caso você seja doula, médica, obstetriz, enfermeira), muitas amigas suas podem ter ficados grávidas ou até mesmo você tenha visto muitas mulheres da sua família engravidar e talvez a maioria delas tenha tido uma gestação sem nenhum tipo de complicação ou sintomas incômodos, medos, ansiedades, enfim talvez a gestação delas tenha sido sem nenhum tipo de questão e que bom não? Mas minha cara isso não quer dizer que todas as gestações no mundo vão ser assim.

E eu digo isso porque estou cansada de ouvir comparações entre gestações, tem vários pontos que pode ser destacado nessa questão e uma delas é como existe a comparação entre mulheres até no momento da gestação e sobre a gestação de cada uma. Algo realmente bizarro pensando em como a competição e comparação entre mulheres está enraizada em nossa cultura.

Porém a questão que eu quero destacar nessa postagem é que a gestação pode tomar muitos caminhos e a mulher que gesta bem como sua rede de apoio precisa estar preparada para isso. É preciso desromantizar a gestação profundamente, o seu planejamento inicial de uma gestação pode mudar de um dia para o outro. Quando eu falo de muitos caminhos que a gestação pode tomar falo de caminhos emocionais mas também de caminhos de saúde física. Falo de intercorrências, de complicações, eu falo sobre possibilidades que podem acontecer. Devo destacar que principalmente em gestações com alguma complicação ou em gestações gemelares a coisa toda vai ser mais diferente ainda, gestações de médio e alto risco são uma particularidade, se você é leiga no assunto não opine. 

 

Por fim, por favor, parem de comparar as gestações. Fica de boca fechada e não diga coisas do tipo "aaaaa, mas na gestação da fulana ela não passava tão mal" ou "Nossa, como você está exagerando. Gestação não é doença" ou "Na sua outra gestação você não ficou assim" ou ainda "Você é muito fraca hein? Eu quando tava grávida corria 20 km por dia".

 

Tenha  mais empatia e menos julgamento com a gestante ao seu redor.

 

Fonte da imagem: Google

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts em destaque

Simbologia dos ajustes na pratica de Yoga

November 21, 2017

1/2
Please reload

Marcadores
Posts recentes

November 21, 2019

November 15, 2019

October 21, 2019

September 22, 2019

Please reload

 Concentração Invertida  
concentracaoinvertida@gmail.com