A prática de Yoga - especifica para menstruação - como resgate do feminino.

February 7, 2017

A menstruação é uma fase do ciclo menstrual que traz uma série de mudanças físicas, emocionais, mentais e energéticas para a mulher, são inúmeras as percepções individuais durante esta fase do ciclo menstrual.
Cada mulher manifesta a sua menstruação de uma forma particular a partir do contato com seu sangue e a relação com o próprio corpo.
Como a mulher percebe o seu corpo, os cuidados na menstruação, a conexão com o útero que sangra, os rituais realizados quase que por instinto, a prática especial de Hatha Yoga podem influenciar muito os dias de sangramento menstrual e o próprio ciclo menstrual de forma geral.


Conectar-se com o corpo e com seus ciclos é algo extremamente desafiador nesses tempos modernos em que vivemos, respeitar-se e não violentar-se então nem se fale. Nós mulheres desaprendemos a respeitar nosso corpo e nossos ciclos naturais do feminino; trocamos nossa conexão interna por estímulos externos, agredindo muitas vezes nós mesmas, nós violentando.

A prática de Yoga aplicada ao ciclo menstrual da mulher é cada vez mais necessária em uma sociedade como a brasileira, em que a mulher é vitima diariamente de pré-conceitos, julgamentos, submissões, violências e violações. Esse foi um dos meus principais argumentos em meu TCC, pois acredito que a prática de Hatha Yoga direcionada ao ciclo menstrual da mulher pode ser entendida como uma prática que respeita o ciclo menstrual feminino, honrando e respeitando as fases da mulher (menstruação, pós-menstruação, ovulação e pré-menstruação). Tornando-se assim fonte de espiritualidade, auto conhecimento e também empoderamento. 

Através dessa prática especial para os dias de sangramento menstrual a mulher tem a possibilidade e também o espaço para se reconhecer verdadeiramente como mulher, passando a assimilar dentro de seu próprio tempo as fases e expressões do feminino, harmonizando-se com seu corpo, tomando autonomia dele e naturalizando novamente seu sangue menstrual.Com a prática especial, a mulher passa a entender a importância de respeitar o seu corpo, seu útero – órgão símbolo do feminino - e também suas necessidades físicas, emocionais e mentais no período menstrual.
Resgatando o seu poder feminino, a sua consciência feminina e reivindicando seu tempo menstrual, seus ciclos, seu corpo, sua consciência feminina, através da pratica de Hatha Yoga.


 

 

 (Imagem: Mariana De Almeida)


 

 

 

Please reload

Posts em destaque

Simbologia dos ajustes na pratica de Yoga

November 21, 2017

1/2
Please reload

Marcadores
Posts recentes

November 21, 2019

November 15, 2019

October 21, 2019

September 22, 2019

Please reload

 Concentração Invertida  
concentracaoinvertida@gmail.com