Métodos contraceptivos naturais

January 9, 2017

Falar em métodos contraceptivos naturais pode gerar muita polêmica em terra de remédios anticoncepcionais, mas vou falar deles. 

Para mim sempre foi muito natural fazer uso desses métodos, estranho mesmo era fazer uso de uma formula química para dar ritmo aos ritmos naturais do meu corpo.

Acredito que sentir e reconhecer as fases do feminino - menstruação, pós menstruação, ovulação, pré menstruação - e suas expressões é a melhor forma de saber quando está fértil e quando não, entendendo o seu corpo.

Eu te convido a (re)conhecer seus ritmos, sua secreção vaginal, seu muco, suas cólicas, seu útero. Esse contato que vai conduzir todos os seus métodos contraceptivos naturais.

 

O método de Billings é um super convite para a mulher que ainda não conhece sua vulva conhecer, pois nesse método a mulher entra em contato direto com seu muco vaginal o que permite identificar a fase hormonal em que está. 

Esse método se baseia no próprio reconhecimento de cada mulher do seu muco, criando assim um sentimento de naturalidade com o muco. Eu acho esse método muito legal, de verdade. Recomendo! Você sente o muco vaginal nos seus dedos,  explora sua vulva e reconhece os seus ciclos. É puro empoderamento. 

Agora uma curiosidade sobre esse método ele foi desenvolvido por Dr. John Billings, Dra. Evelyn Billings, Dr. James Brown e Dr. Erick Odeblad. Cada um deles com a sua colaboração em pesquisas fizeram com que esse método tivesse uma validação científica. 

 

 

A Mandala Lunar pode ser considerada uma forma de contracepção natural, já que nela a mulher é estimulada a colocar legendas diferenciando seu muco fértil do muco infértil e ainda pode reconhecer e adicionar legendas para o odor e textura desses mesmos mucos. Além de adicionar muitas outras legendas sugeridas e também de sua própria criação. 

Com a Mandala Lunar a mulher também identifica o dia do seu ciclo menstrual.

A Concentração Invertida tem um espaço aqui no site especial para a Mandala Lunar, dá uma olhada!

 

Não poderia deixar de falar do método de temperatura basal, esse talvez seja um dos menos conhecidos métodos contraceptivos naturais, mas é bem interessante. Nele a mulher reconhece seus ciclos a partir da temperatura vaginal. É isso mesmo!  Todo dia antes de levantar da cama a mulher mede sua temperatura e anota em um gráfico. 

 

Apresentei para você alguns métodos naturais, você pode unir todos ou fazer somente o que mais se identificou. O importante é você saber que existe sim forma de contracepção natural e entender um pouco como funciona. Se você se interessou pelo assunto, procure mais sobre. Tem muita coisa para aprender!

 

A Concentração Invertida estimula a mulher a tomar a autonomia do seu corpo! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts em destaque

Simbologia dos ajustes na pratica de Yoga

November 21, 2017

1/2
Please reload

Marcadores
Posts recentes

November 21, 2019

November 15, 2019

October 21, 2019

September 22, 2019

Please reload

 Concentração Invertida  
concentracaoinvertida@gmail.com

  • Instagram