Parto normal e parto natural são iguais?

January 3, 2017

Existem diferenças entre o parto normal e o parto natural, nessa postagem vou explicar as diferenças desses dois tipos de parto.

Tanto o parto normal como o parto natural ocorrem via vaginal, porém alguns detalhes e práticas diferem os dois.

 

No parto natural não é utilizado nenhuma intervenção médica, ou seja, nesse tipo de parto a mulher não recebe nenhuma anestesia, analgésicos ou substâncias para acelerar as contrações. Nesse tipo de parto, justamente por não ter nenhuma intervenção médica mulher tem maior controle do seu corpo, sentindo ativamente todo o trabalho de parto,além disso a mulher também sente uma enorme sensação de força durante o parto, e de realização depois. O parto natural não é sinônimo de sofrer , nele você pode estar totalmente ativa e presente no momento de parir, com liberdade executar movimentos e fazer força quado sentir necessidade.  A presença de uma Doula no parto natural auxilia demais a mulher a passar pelo parto de forma mais leve, já que a Doula ajuda esta mulher com medidas "alternativas" para aliviar os incômodos das contrações. 

No parto normal são utilizadas intervenções médicas. Tais como: anestesia, analgésicos, substâncias para acelerar as contrações.  Nesse tipo de parto a mulher tem menor controle do seu corpo devido as intervenções, dependendo do tipo de intervenção esse controle do próprio corpo pode ser maior ou menor. Pode acontecer de devido uma intervenção a mulher necessitar de outra intervenção médica. A presença da Doula nesse parto também é importante, ela irá auxiliar a mulher diante as intervenções, procurando servir e aumentar o conforto da mulher. 

 

Em geral as mulheres que pretendem ter um parto vaginal se preparam para o parto natural e dependendo do trabalho de parto solicitam ou não intervenções, aqui o papel da Doula é encorajar e estimular a mulher positivamente.

Se a mulher independente do tipo de parto estiver ciente e de acordo com as intervenções realizadas tudo bem, o que não deve acontecer é a mulher receber intervenções sem estar totalmente ciente. 

De qualquer forma é muito importante se preparar para o parto, a preparação para esse momento influência toda a sua gestação e principalmente o momento de parir.

Mentalizar como gostaria que seu parto acontecesse é um excelente exercício para preparação e conexão, uso essa técnica em aulas de yoga para gestante e eventuais encontros como doula, as mulheres relatam muito conforto realizando.Pesquisar sobre partos, tirar dúvidas, encontrar outras mulheres gestantes, tudo isso ajuda na preparação para o parto.

 

Agora que você já sabe a diferença entre parto natural e parto normal, entendendo que esses são via vaginal, você pode refletir e escolher a forma de parto que mais se parece com você, conversar com sua doula e/ou médico é uma ótima orientação. 

 

 

 

 

Please reload

Posts em destaque

Simbologia dos ajustes na pratica de Yoga

November 21, 2017

1/2
Please reload

Marcadores
Posts recentes

November 21, 2019

November 15, 2019

October 21, 2019

September 22, 2019

Please reload

 Concentração Invertida  
concentracaoinvertida@gmail.com