Expressão criativa da Renata Aguiar

December 16, 2016

"Expressões Criativas Delas" série de postagens da Concentração Invertida.

Mariana De Almeida conhece a expressão criativa de Renata Aguiar.

 

Representatividade. 
Essa palavra é tão grande quanto o seu peso.

Presença e afirmação feminina fazem a diferença em espaços que antes eram ocupados majoritariamente pelos homens. Muitas mulheres estão lutando por seu espaço no Sistema de Som - Sound System - esse movimento é realmente lindo e merece todo o apoio, me lembro que há anos atras era muito difícil ver mulheres no comando do Sound, mas hoje o número de mulheres está crescendo cada vez mais!
É realmente muito importante para nós mulheres observarmos outras mulheres nessa cena, a representatividade faz diferença sim.
Estar em um Sound e ver uma mulher participando ativamente é uma delicia, afinal por que não uma mulher nesse espaço, já que também frequentamos ele?


Esse mês eu tive a oportunidade de conhecer um pouco das expressões criativas da Renata Aguiar, uma mulher que representa nos discos, na luta pelo respeito e inclusão feminina na cena Sound System. 
A Re está na cena desde 2008 quando começou a colecionar uns discos e toca-los em festa para amigos, até caminhar e hoje estar envolvida em um Sound System só de mulheres.
Isso ai mesmo, o coração bateu forte né?! Quando a Re anunciou o Feminine Hifi meu coração também bateu forte. 


São quase dez anos de caminhada na cena, nesse tempo a Re já engravidou, conquistou festas mensais, tocou em vários lugares diferentes e principalmente, resistiu. Máximo respeito!
Eu imaginava que ela deveria ter passado por muito preconceito, principalmente porque ela foi uma das primeiras a colocar a cara. Mas quando eu pedi para ela me contar um pouco do preconceito que ela enfrentou justamente por ser mulher, eu confirmei que aquela história de olhares tortos, cachê menor ou sabotado para mulher, era verdade também nesse movimento.
Impressionante como o machismo tempera muitas coisas, mas isso é papo de outra postagem. 

 

 

 

O Feminine HiFi está em uma lista muito legal de coletivos feministas, MAMU que é um mapa de coletivos de mulheres. 
Ah! Aqui quero fazer uma observação. Não se assuste com a palavra Feminista, ok? Ok. 

O MAMU é um projeto de mapeamento de coletivos, organizações, movimentos, grupos e projetos brasileiros que tem como foco as mulheres, o feminino, o feminismo, nossos ciclos, ritmos, reivindicações e lugares na sociedade. O que tem muita ligação com o Feminine HiFi que transmite a mensagem do empoderamento feminino com a união feminina. 
O primeiro lançamento do Feminine foi uma bomba chamada Loba Leoa na voz da Laylah, só as mulheres entenderam verdadeiramente o peso dessa canção. E aquelas que já leram Mulheres que correm com os lobos, com certeza vão uivar! 

 

 


Depois dessa canção eu não tenho mais o que falar, além que escrever essa postagem para mim foi incrível, pois é extremamente fortalecedor reconhecer outros projetos, de outras mulheres com foco em mulheres e seus empoderamentos. 
De verdade, conheça o trabalho da Re e de todas essas mulheres que formaram uma festa só com mulheres no comando. 

Respect!


 

"Loba Leoa rugido ecoa. 

Feminina é a missão! "

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts em destaque

Simbologia dos ajustes na pratica de Yoga

November 21, 2017

1/2
Please reload

Marcadores
Posts recentes

November 21, 2019

November 15, 2019

October 21, 2019

September 22, 2019

Please reload

 Concentração Invertida  
concentracaoinvertida@gmail.com

  • Instagram