Yoga e a amenorreia - sugestões de asanas

July 12, 2016

A sociedade moderna tenta inibir os ciclos naturais da mulher das formas mais variadas, desde de sutilidades como a pressão social e profissional até fatores cotidianos aceitos e enraizados em nossa cultura que alteram o corpo não só físico, mas também o corpo emocional e mental da mulher, isso pode ser manifestado com irregularidades na menstruação.

Toda irregularidade do nosso organismo devemos entender como uma manifestação física, de uma energia que já se manifestou em seus corpos sutis.

A partir da identificação do motivo da manifestação desta energia, podemos compreender melhor a irregularidade manifestada e cura-la.

 

Nesta postagem vou falar de uma irregularidade menstrual bem comum a amenorreia ou ausência de menstruação. 

Ela pode se manifestar por vários motivos, sendo os mais comuns uma alimentação pobre, excesso de exercício, grande e rápido perda de peso, stress, desequilíbrio hormonal, parar de tomar pilula ou problemas metabólicos.

Diante da ausência de menstruação é recomendado que você se alimente melhor, aumentando o consumo de alimentos ricos em ferro(como feijão,tofu,cereais integrais,nozes,maças, todas as folhas verdes) e vitamina C. Diminuindo o consumo de alimentos frios, principalmente durante a menstruação. Lembre-se sempre os alimentos que ingerimos irão moldar nosso corpo e nossa realidade mental.

 

Também é muito importante que você mantenha os intestinos limpos, isso aliviará a pressão no baixo ventre.

 

Aliado a essas medidas curativas e reeducativas, recomendo também a prática de três asanas.

 

 

Pada-Hastasana
Modo de executar: Fique em pé, com o tronco ereto, mãos ao lado do corpo e quadril encaixado.
Ao expirar, leve as mãos até o solo, você pode coloca-las abaixo dos pés ou então segure os tornozelos. Se sua mão não chegar no solo, avance até onde seu corpo permitir.

Permanência: 1 minuto. Quando se sentir confortável aumente o tempo.

 


 

 

 

Bhujangasana

Modo de executar: Deite-se sobre o abdômen, mantendo as pernas unidas e braços ao longo do corpo com o queixo no chão, mãos tocando o solo embaixo dos ombros. Inspirando levante a cabeça e o tronco o máximo possivel, sem usar a força das mãos e nem tensionar os ombros, deixe somente o osso púbico em contato com o chão, os cotovelos dobrados e ombros voltados para trás.

Permanência: 1 minuto.

 

 

 

 

 

 

Savasana

 

Modo de executar: Deite-se com a barriga para cima, pernas afastadas, braços ao longo do corpo, cabeça ao centro..alinhada, olhos fechados. Acalme a sua respiração, a tranquilize e então solte todo o peso do seu corpo no solo, relaxe os ossos do quadril..relaxe os ombros..relaxe os maxilares. Solte totalmente o seu corpo no solo. Ao retornar da postura, se espreguice, vire para o lado direito e se levante.

Permanência: mínimo de três minutos, máximo de dez minutos.

 

 

 

 

 

É importante você ficar atenta a sua respiração durante toda a execução de asanas.

Boa prática!

 

 

Namaste.

Please reload

Posts em destaque

Simbologia dos ajustes na pratica de Yoga

November 21, 2017

1/2
Please reload

Marcadores
Posts recentes

November 21, 2019

November 15, 2019

October 21, 2019

September 22, 2019

Please reload

 Concentração Invertida  
concentracaoinvertida@gmail.com