• Mariana De Almeida

A prática de Hatha Yoga e a saúde da mulher


Como a prática de Hatha Yoga pode beneficiar a saúde da mulher é a base dos meus estudos e das minhas aulas e hoje vai ser tema dessa postagem, de forma geral eu vou falar um pouco sobre Yoga para mulheres, Yoga gestante e Yoga pós parto.

Em suas várias fases, manifestações e expressões a mulher pode encontrar no Yoga o suporte que precisa.

Quando a mulher está expressando o ciclo menstrual a prática de Yoga atua fortemente na saúde do ciclo menstrual de forma geral. Os benefícios mais citados na literatura e os que eu observo em muitas das minhas alunas são: regulação do ciclo menstrual, correção de problemas menstruais, amenização da fase de tensão pré menstrual. Eu observo também que a prática de Yoga totalmente direcionada para a menstruação se mostra cada vez mais benéfica para a saúde do ciclo menstrual.

Já tem um numero significativo de literatura sobre esse tema, mostrando os diversos benefícios para a saúde do ciclo menstrual.

Durante a gestação, a prática de Yoga pode ajudar muito na preparação para o parto e pós parto, e eu não estou falando somente no aspecto físico. O corpo emocional e o corpo mental também são trabalhados na prática de Yoga para gestantes. Na gestação a prática regular de Yoga ajuda no fortalecimento da região pélvica, maior percepção do processo ativo da mulher na gestação, proximidade com o bebe (ou, os bebes no caso de múltiplos), preparação física para o parto (independente da via de nascimento), diminuição de ansiedade.

Já durante o pós parto, as aulas de Yoga ajudam na socialização da mãe, cuidado com o corpo e trabalhar com a questão do tempo sem ansiedade, a valorização de viver cada momento de forma presente. O contato com o corpo no pós parto e o novo entendimento do corpo é um processo trabalhado também nos asanas. Nessas aulas, as mães podem ou não levar os seus bebes, eu digo que essa é uma opção muito particular de cada mulher. Tem mulher que sente necessidade de ficar um tempo sozinha e vai sem bebe as aulas, tem mulher que se sente mais segura levando o bebe para aulas, tem as mulheres sem rede de apoio...enfim, tem muitas expressões de puerpério e todas são acolhidas nas aulas.

Por fim, na menopausa a prática de Yoga auxilia a mulher a se redescobrir nessa nova fase, alem de atuar fortemente nos sintomas da menopausa.

Como você já pode perceber, a prática de Yoga pode ajudar e muito na saúde física da mulher, mas também na saúde mental, saúde espiritual e na saúde de todos os corpos sutis.

Em termos gerais, a prática de Hatha Yoga direcionada para mulheres atua no corpo de todas as mulheres, tem inúmeras expressões do ser mulher, como diz Simone De Beauvoir, não se nasce mulher, se torna mulher, nesse sentido é importante reforçar que a prática de Yoga para mulheres acolhe todas as mulheres.


 Concentração Invertida  
concentracaoinvertida@gmail.com

  • Instagram