• Mariana De Almeida

Surya Namaskara


Para cada vez que eu falo Surya Namaskara, um praticante de Yoga tem um pane interno.A prática de Surya Namaskara ainda é pouco conhecida e praticada por alunas e alunos de yoga, falar os nomes em sânscrito já causa uma certa estranheza, mas falar Saudação ao Sol também não ajuda muitas pessoas a saberem do que estou falando, então eu vou escrever um pouco sobre isso hoje, pegue o seu café e acompanhe.

O Surya Namaskara (Saudação ao Sol) é ensinado por mestres yogis desde a era dos Vedas, é uma sequência ancestral, com um poder enorme, pensa que milhares de yogis já praticaram ao longo dos seculos.

"Surya" faz referencia ao Sol e "Namaskara" faz referencia a saudação, em algumas literaturas a sequência de asanas no Surya Namaskara reflete o ritmo do universo e em outras são apresentadas como os movimentos do Sol.

Cada método de Yoga adota uma sequência de Surya Namaskara (esse é um dos motivos pelos quais você DEVE saber qual metodologia de Yoga pratica,se você não sabe pergunte para a sua professora) , eu vou abordar aqui uma sequência muito praticada no Hatha Yoga.

Os benefícios da prática regular de Surya Namaskara estão se tornando cada vez mais conhecidos, ganhando estudos e literaturas a respeito. Fortalecimento das costas, equilíbrio dos sistemas do corpo,consciência da respiração, desenvolvimento da concentração são somente alguns desses benefícios no nível físico.Falando sobre o nível espiritual, essa prática ajuda no equilíbrio dos cinco elementos. No nível psicológico, a prática auxilia na eliminação dos bloqueios psicológicos.

Atente-se para esses pontos de consciência durante a sua pratica : pés, mãos, região abdominal, respiração.

Tem alguns assuntos que eu preciso abordar antes de você sair praticando o Surya Namaskara por ai:

-Gestantes: não praticar essa sequência da imagem, existe uma adaptação do Surya Namaskara para gestantes.

-Pós parto: Assunto delicado, as literaturas fazem referência de 40 a 60 dias após o parto a pratica pode se inciar. Porém eu sinceramente discordo, o pós parto é um tempo muito delicado em todos os aspectos (físico,emocional,mental), por isso acho importante uma avaliação interna e sincera com você mesma, a médica liberou, mas você está segura? Seu corpo lhe parece forte e pronto?

-Menstruação: Evite a prática de Surya Namaskara durante a menstruação.

-Contra indicado para casos de: pressão alta, febre, doenças do coração, quem já sofreu infarto.

Gostou dessa postagem? Compartilha com outras pessoas que vão gostar do tema.


0 visualização

 Concentração Invertida  
concentracaoinvertida@gmail.com

  • Instagram