• Mariana De Almeida

A prática de pranayama


A consciência da respiração (para mim) é o ponto de partida para (re)estabelecer e fortalecer o contato corporal. Nosso corpo responde imediatamente a forma que respiramos e a partir disso criamos a nossa realidade mental. A prática diária de pranayama é um profundo conhecimento de si mesma,realizar pranayama é se conectar.

Mas, será que todos podemos fazer qualquer um dos pranayamas citados nas bibliografias yogis? Como aprender os pranayamas? Existe consciência diária da respiração? Yoga e pranayama?

ATHAASANE DRIDHE YOGEE VASHEE HITAMITAASHANAHA

EUROOPADISHTAMAARGENA PRAANAAYAAMAASAMBHYSET

APOS SE ESTABELECER EM ASANA,OBTENDO CONTROLE SOBRE O CORPO E COM UMA DIETA EQUILIBRADA, PRANAYAMA DEVE SER PRATICADO DE ACORDO COM AS INSTRUÇÕES DO GURU.

- Hatha Yoga Pradipika

Prana yama

Deriva da raiz "an" que significa respirar referências de: expansão,controle

Pranayama é um termo técnico do Yoga que tem diferentes significados, vou citar apenas alguns:

* Ausência de inspiração e expiração (Togasutras de Patanjali, Hatha Pradipika);

*Cessação de prana e de apana simultaneamente (Gita);

*Expiração,suspensão da respiração e inspiração durante a prática do Yoga (Upanisad)

De forma geral, pranayama é definido como controle da respiração, porém não deve ser colocado exclusivamente como exercícios respiratórios, é muito além disso. Vale fazer a ressalva que a prática de pranayama manifesta uma infinita potencia em nossos corpos sutis.

Eu citei aqui um trecho do Hatha Pradipika (livro clássico na filosofia do Yoga) para mostrar a ordem cronologica de tempo e evolução que o pranayama precisa para se estabelecer enquanto prática.

Em primeiro lugar você precisa ter uma prática regular de Yoga com uma professora que respeite o tempo e evolução de cada aluna. Isso é muito importante pois eu vejo muita gente falando que pratica pranayama sendo que não tem a menor noção do que de fato seja pranayama ou praticar pranayama, isso vem por conta da falta de conhecimento sobre o Yoga, é necessário estudo constante.

Como estabelecer uma prática de pranayama com as técnicas e recomendações yogins se você não preparou o corpo físico para se acomodar por um tempo demorado?

Como estabelecer uma prática de pranayama com as técnicas e recomendações yogins se você não preparou o corpo mental para a permanência? Sendo a nossa mente tão inquieta.

Praticar pranayama de acordo com a literatura yogin é um caminho, existe muita dedicação no matt antes.

Porém existem várias formas de você aumentar a percepção da sua respiração,o que já é maravilhoso!!

A intenção dessa postagem é te contar que pranayama é um caminho no qual você vai trilhando lentamente, aprendendo em cada momento.

Estar consciente da inspiração (pooraka) e da expiração (rechaka) é o inicio da jornada através do prana,inclusive nos asanas. É com o ato de inspirar e expirar que você vai aumentando a conexão com o seu ritmo natural de respiração e as potencias da sua respiração.

Você pode estar consciente da respiração em qualquer momento, em qualquer lugar (Há, você não precisa necessariamente de velas/incensos,música zen e o que mais preencher o esteriotipo do yoga) para isso tem que silenciar a mente e estar presente na ação de inspirar e expirar. Estar presente nos movimentos do corpo e como eles respondem a inspiração e expiração com consciência;são formas de aumentar a percepção da respiração.

Explore a sua percepção da inspiração e da expiração, explore a sua respiração com um tom investigativo e se conheça com mais verdade.


16 visualizações

 Concentração Invertida  
concentracaoinvertida@gmail.com

  • Instagram